CiclismoUrban

História da marca Kokua.

 

Em 1997 Beate, Rolf e Alfred Mertens criaram a marca Kokua com um claro enfoque familiar. Kokua tem dois significados: em alemão refere-se à floresta da região onde os fundadores viviam e em havaiano significa ajudar. A ideia era construir as melhores bicicletas infantis de uma forma que ajudasse a criança ciclista e a sua família.

 

Andadores e bicicletas sem pedais Kokua.

 

Hoje em dia estamos habituados a ver crianças em bicicletas "sem pedais". É uma maneira fácil e divertida de começar a andar de bicicleta a partir dos dois anos. Na bicicleta tradicional há que aprender duas coisas em simultâneo: pedalar e manter o equilíbrio. Nas bicicletas sem pedais, aprende-se a manter o equilíbrio de forma autónoma e antes de a ação de pedalar. O resultado é mais divertido, mais seguro e o salto subsequente para uma bicicleta com pedais é intuitivo e quase imediato.

 

A marca alemã com mais experiência em relação aos pioneiros andadores e bicicletas sem pedal Kokua, bem como bicicletas de iniciação, infantis e júnior. Isto significa não só que foram os primeiros, mas também que o produto está altamente desenvolvido para o seu objetivo principal, o de a criança aprender a andar de bicicleta de forma rápida, segura e agradável.

 

Uma referência em bicicletas infantis.

 

A geometria, os ângulos que a compõem, a posição dos elementos ou o peso da bicicleta é muito tido em conta para as bicicletas dos adultos, mas que esquecemos quando falamos de bicicletas para crianças. É um erro comum optar pelo produto barato e normalizado porque "a criança cresce e a bicicleta vai durar pouco". Mas esquecemos que, durante esse tempo em que a criança usa a bicicleta inadequada, a dificuldade de utilização e a insegurança que isso implica levam a uma falta de diversão ou, o que acontece muito, a um compromisso para a saúde da criança. Tudo derivado de escolhas erradas.

 

Principais modelos Kokua.

 

Podemos agrupar as bicicletas infantis Kokua em dois grandes grupos com base nos modelos Kokua reconhecidos: a LIKEABIKE sem pedais e a LIKETOBIKE com pedais.

 

As bicicletas LIKEABIKE sem pedais partilham a mesma abordagem: são as primeiras bicicletas para uma criança de dois anos e não podemos correr quaisquer riscos. Extremamente leves, a sua geometria permite à criança alcançar o chão com a sola dos pés e o guiador está no sítio certo para manter as costas do jovem ciclista erguidas. Tudo no seu lugar.

 

Se o pequeno se mostra promissor, o Likeabike Jumper pode ser a bicicleta indicada. Uma verdadeira mini MTB. Quadro e jantes de alumínio, suspensão traseira de elastómero, assento elevatório e magníficos pneus Schwalbe Big Apple com banda de rodagem e balão suficientes para o que quer que o percurso nos apresente.

 

Se o ciclista já pedala ou precisa avançar mais, a opção perfeita é a LIKETOBIKE. Nesta gama encontramos bicicletas com pedais que são o passo seguinte.

 

Acessórios e peças de reposição para bicicletas Kokua

 

Entre os acessórios e peças de reposição Kokua há espigões de selim mais longos para levantá-lo o quanto for necessário, um engenhoso amortecedor de direção que evita oscilações laterais e um travão dianteiro espetacular que complementa perfeitamente os pés da criança, o primeiro travão em toda a sua carreira desportiva. O elastómero do amortecedor traseiro também pode ser mudado e está disponível em duas cores à escolha.

 

Há marcas que não divulgam o peso das bicicletas para crianças porque é inaceitável. Mas Kokua pode informar que o peso da família LIKEaBIKE é cerca de 3 ½ quilos. A LIKEtoBIKE pesa, dependendo do equipamento, 7,5 quilos para a roda de 16 polegadas, 8,8 quilos para a roda de 20 polegadas e 10,9 quilos para a roda de 24 polegadas.

 

Como vês, comprar uma bicicleta para crianças não é coisa de crianças. Há muita coisa em jogo e tens que estar seguro antes de tomar uma decisão tão importante.

 

Na Vic Sports, como único distribuidor oficial Kokua, entendemos perfeitamente que existem bicicletas a um preço mais acessível e que são a melhor opção em muitos casos, mas também entendemos que há quem queira um produto excelente para o seu filho e esteja disposto a pagar o que custa, o que é muito menos do que aquilo que vale.